Institucional
26/10/2021

2022, o ano do Relacionamento

Os nossos hábitos mudaram e isso é indiscutível. Se por um lado o digital se tornou indispensável para pessoas e empresas, por outro, o distanciamento social deixou os relacionamentos mais frágeis.

Percebemos isso claramente nos pontos de venda. Antes, as pessoas iam até as lojas, provavam os produtos, havia um influenciador de compras – no caso o vendedor – que estava ali a disposição para auxiliar esse cliente. Hoje, de acordo com a Neotrust, 72% das pessoas pesquisam primeiro no digital e só vão ao ponto de venda quando já tomaram sua decisão. A jornada de compra diminuiu e com a facilidade de passear por qualquer loja sem sair de casa, conquistar a fidelidade do cliente ficou ainda mais difícil.

Estratégias para estreitar o relacionamento com o cliente

No ano em que o digital mais cresceu, a necessidade de ter um relacionamento mais próximo com o cliente também. Separamos algumas dicas para você colocar em prática e se preparar para aumentar o índice de recompra dos seus clientes.

1.     Tenha um CRM

A inteligência de dados, a qualificação dos clientes, pode deixar a venda muito mais assertiva e evitar a perda de tempo com negócios fora de perfil. De acordo com a Salesforce, empresa desenvolvedora de software, ao investir em CRM é possível aumentar as receitas da empresa em 37%.

Leads são encontrados com maior facilidade, mais negócios são fechados e a confiança dos clientes aumenta. Dessa forma, a empresa melhora a satisfação do cliente em 45%. O ROI (Retorno do Investimento) em marketing também proporciona uma melhora em 43%.

2.     Desenvolva uma estratégia de Pós-Venda

Muitas empresas só se lembram de contatar o cliente quando surge uma nova oportunidade de vender e isso é um dos piores erros que uma empresa pode cometer. O cliente não é apenas um cartão de crédito. Ele tem expectativa, anseios, inseguranças e quer ter o seu valor reconhecido. Ter uma estratégia de pós-venda é inserir no seu processo diário atenção ao cliente para garantir a satisfação do serviço prestado ou até mesmo com o produto adquirido.

Isso ainda beneficia outros aspectos do seu negócio como conhecer melhor os vícios do seu produto, ouvir críticas que podem melhorar seu processo de vendas, ter clareza das razões pelas quais o cliente prefere sua marca. O Pós-Venda é um feedback de alguém que já experimentou seu produto/serviço e pode ser um indicador para outros clientes. 

3.     Invista em Brindes Corporativos

Brindes corporativos são a melhor oportunidade para impactar de forma positiva os clientes ativos e, principalmente, aqueles que estão inativos há algum tempo até porque vender para o mesmo cliente pode ser até 7 vezes mais barato do que conquistar um cliente novo. Só por essa estimativa já vale o investimento na reconquista de um cliente que conhece sua marca, seu produto e, talvez por você não estar mais tão presente, acabou se distanciando. Por outro lado, o brinde também serve para presentear aqueles clientes que contribuíram para um melhor resultado na sua empresa, mostrando reconhecimento pela preferência e fidelidade. 

A Ingral tem os brindes perfeitos para você imprimir sua marca com qualidade e fazer bonito nesse fim de ano. Que tal fazer aquele unboxing para surpreender seu cliente? Acesse a página de Brindes e conheça todas as nossas opções.

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