Institucional
23/3/2021

A embalagem de papel é atrativa, impactante e eficaz

RESPONSÁVEL: Equipe Two Sides Brasil 08/03/2021

Papel e cartão são materiais de embalagem versáteis e eficazes, seja em armazenamento ou em transporte, nas lojas ou nas residências. Isso tem sido comprovado por vários estudos. A embalagem robusta e de marca conhecida dá uma ótima primeira impressão ao potencial comprador, o que aumenta as expectativas em relação ao produto. Essas expectativas, por sua vez, influenciam a forma como o cliente percebe o produto em si. As expectativas mais altas, se não forem realmente contrariadas pelo produto, resultam em uma melhor experiência do cliente (1).

Para ajudar na eficiência das operações logísticas, papel, cartão e papelão podem proporcionar a melhor solução. São robustos e protegem, permitindo fácil empilhamento e otimização do uso do espaço. Por exemplo, um caminhão carregado com caixas de bebidas de cartão transporta cerca de 95% de produto e apenas 5% de embalagem (2).

Além de ser segura e higiênica, a embalagem de papel oferece inúmeras opções de design. Ela pode ser projetada em praticamente qualquer formato e impressa diretamente com informações essenciais e imagens de alta qualidade. Ela pode receber uma gama de acabamentos especiais, seja para dar um toque de luxo ou uma função tátil (por exemplo, com gravação em braille).

A embalagem de papel também é eficiente. Além de fornecer proteção durante o transporte, promove o produto nas gôndolas das lojas, onde são tomadas muitas decisões finais de compra. Uma embalagem bem desenhada é percebida por até 76% mais consumidores do que outras (3).

Os varejistas podem impulsionar suas vendas de frutas e vegetais em até surpreendentes 14% se apresentarem seus produtos em embalagens de papel ondulado em vez de caixas de plástico retornáveis (4).

O valor publicitário das embalagens de papel continua construindo o reconhecimento e a fidelidade à marca em casa, onde sua aparência e sensação atrativas perduram. Esses são dois “pontos de contato” importantes – contato visual puro, no qual o consumidor vê a embalagem, e contatos táteis, em que o consumidor segura a embalagem para obter informações sobre o produto ou usá-lo. Os contatos táteis são particularmente importantes, pois são intensos e duradouros (5).

Caixas de papel cartão proporcionam contatos visuais puros e – particularmente para produtos usados regularmente em casa – um número considerável de contatos táteis. Ponto de toque no verdadeiro sentido da palavra (5).

A embalagem de papel é atrativa, impactante e eficaz.

1. DOOLEY, Roger. “How Your Packaging Improves Customer Experience”, forbes.com, 2014.
2. “ACE – The Alliance for Beverage Cartons and the Environment”, abril de 2017.
3. Smurfit Kappa, Marketing na gôndola: exatamente como você está no controle? 2014.
4. Eye Square, Estudo sobre o impacto de marketing de bandejas de papel cartão ondulado no ponto de venda. Junho de 2015.
5. Pro Carton, Touchpoint Study. 2015.

Fonte: “Embalagem de Papel, A Escolha Natural”, publicação de Two Sides.

https://twosides.org.br/BR/a-embalagem-de-papel-e-atrativa-impactante-e-eficaz/

Continue lendo