A Ingral foi a primeira indústria gráfica da América Latina, desde 2008, a utilizar sistema de gravação de chapa que reduz o impacto ambiental por ser livre de processamento para impressão em offset. As chapas de impressão tradicionais são gravadas em um CTP (equipamento chamado computer to plate que grava a matriz de impressão) e, então, banhadas em revelador químico e água na processadora. Depois de processadas, as chapas são montadas na impressora para iniciar a impressão.

As chapas livres de processamento funcionam de forma diferente: elas usam tecnologia mais atual para eliminar totalmente a etapa de processamento químico. Uma vez gravadas no CTP, elas estarão 'prontas para impressão' e podem ser montadas na máquina imediatamente.

Ao pular a etapa de processamento, você economiza água e energia, elimina produtos químicos e resíduos e reduz a pegada de carbono geral da impressão. Além disso, como a maioria das chapas de impressão, as chapas desta tecnologia são feitas de alumínio de alta qualidade; podem ser recicladas tão facilmente quanto latas de refrigerante.

Por ano são 468 milhões de litros de água economizados no processamento, 3.74 milhões de litros de economia em reveladores de chapa e 29 milhões de kWh de energia salvas.

Além de toda essa economia, o setor gráfico do papel e papelão recicla mais de 70% de todo material produzido. As aparas de papel e papelão retornam pra indústria para a produção de novos materiais como papéis reciclados e papelão ondulado.

Este processo aumenta a qualidade da impressão e ajuda a natureza. Não é o máximo?

Continue lendo