Impressão
8/3/2021

Quando escolher Impressão Offset ou Digital?

No quesito qualidade, a Gráfica Ingral é especialista, seja em impressão offset ou digital.

A impressão offset é um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (a tinta é gordurosa). O nome inglês off-set – fora do lugar – vem do fato de a impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa antes por um cilindro intermediário (blanqueta). Todo esse processo acaba tornando alto o custo inicial da impressão, pois há a necessidade de produzir matrizes de impressão (na proposta comercial normalmente é identificado como matriz CTP), mas este custo acaba dissolvido devido à produção para tiragens maiores.

Já na impressão digital, a tecnologia elimina a necessidade de matriz de impressão, sendo uma impressora industrial que envia o arquivo do computador direto para o papel. Na Ingral a tecnologia utilizada neste processo é a toner. Esta tecnologia é indicada para tiragens pequenas ou materiais que necessitam de uma personalização de dados, como ações de marketing em que você pode colocar nome do seu cliente em cada material distintos, por exemplo.

Você pode até ter uma bateria de questionamentos sobre a impressão digital e questionar se ela é de boa qualidade. Ouvimos bastante as seguintes perguntas:

“Mas a impressão digital perde em qualidade?”

“A diferença é muito grande entre a impressão offset e a digital?”

A impressão digital ainda é um pouco inferior que a offset. As impressoras ainda têm uma maior dificuldade em reproduzir alguns tons de gris se compararmos ao processo offset. A decisão de utilizar uma ou outra tecnologia é levada em consideração através do custo x benefício que o cliente pode conseguir utilizando a tecnologia digital.

Pontos que você precisa saber:

  • A impressão digital tem um custo menor para pequenas tiragens;
  • Disponibilizamos amostra de impressão caso tenha dúvida em qual tecnologia seguir;
  • Temos a melhor impressora do Estado em formato 33x70 cm com 5 cores (policromia + branco) e resolução de imagem de 1200 x 4800 dpi.

A tecnologia digital vem evoluindo a cada dia e consequentemente a qualidade da impressão. Mesmo assim, temos vários clientes satisfeitos pela qualidade e custo que a tecnologia proporciona. Confira abaixo:

Ainda resta dúvidas que a impressão digital da Ingral fica linda?

Então o que vai indicar qual impressão é o ideal para sua demanda é a tiragem, se tem dados variáveis e a qualidade necessária para o serviço, mesmo havendo a garantia de que a digital e a offset sejam da mais alta resolução.

Continue lendo