Outubro Rosa: prevenção e cuidado com a saúde da mulher

Outubro é o mês para voltarmos a atenção para os cuidados com a saúde da mulher, com foco na informação sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Segundos dados do Instituto Nacional do Câncer,(INCA), a estimativa é de que, até o fim de 2020, no Brasil, 29,7% (66.280) das mulheres desenvolvam câncer de mama, sendo esse o tipo de câncer que mais acomete mulheres no país. Ainda de acordo com dados do INCA, 7,5% (16.710) é a estimativa de mulheres que irão desenvolver o câncer do colo do útero no mesmo período. O Atlas de Mortalidade por Câncer (SIM) também mostrou que 17.572 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama em 2018. No entanto, apesar dos números, a prevenção dessas doenças é possível, por meio de visitas periódicas ao médico e exames específicos, como mamografia e Papanicolau.

A orientação dos médicos é de que a mamografia seja feita a partir dos 40 anos - para mulheres que não têm histórica da doença na família -, e a partir dos 35 anos – para as que têm histórico familiar -, proporcionando agilidade no diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Além disso, se você também pode colaborar com os trabalhos desenvolvidos com as pacientes de câncer por meio da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC), em Vitória, no Espírito Santo, que oferece cuidado biopsicossocial para recuperação de pacientes.

Fontes: Inca / Afecc


Continue lendo