Tendências
15/4/2022

Saiba tudo sobre a escala Pantone

Em 1963 o gráfico Lawrence Herbert, proprietário da empresa Pantone Inc., desenvolveu um sistema de cores por código com a finalidade de facilitar a utilização das cores no processo gráfico. Inicialmente, Pantone era uma pequena empresa que fabricava cartões de cores para companhias de cosméticos.

A escala Pantone consiste na numeração de cada cor, eliminando a interpretação do indivíduo na leitura do espectro de cor do projeto. Assim ele garante uniformidade na impressão, padronização da cor e da marca, além de ser uma leitura mundialmente conhecida.

A importância da Escala Pantone

A Pantone é hoje a escala de cores mais usada em todo o mundo. A empresa estima que já tenha vendido milhões de catálogos com as tonalidades, sem contar as reproduções em meios digitais.

Além dos designers, diversos outros profissionais utilizam a Pantone em seus projetos. Publicitários, arquitetos, decoradores, estilistas, entre tantos outros, são exemplos de trabalhadores que usam a escala em seu dia a dia.

A partir dos anos 2000, pensando em divulgar e ampliar a presença da tabela de cores no mercado, a Pantone começou a investir fortemente em marketing. Desde então, a escala ganhou ainda mais relevância na rotina dos designers e outros profissionais,

Além de fornecer paletas específicas, a companhia também começou a lançar produtos com cores exclusivas da marca. É o caso, por exemplo, de acessórios para iPhone, tênis, linhas de maquiagem, louças, entre outros itens.

Todos os produtos da Pantone acompanham o código da cor, para que os usuários saibam de qual referência se trata. A Pantone ganhou tanta relevância no mercado que, atualmente, está ligada até mesmo aos elementos da cultura pop. A indústria do cinema, por exemplo, já fez parcerias exclusivas com a marca.

Em 2010, por exemplo, quando a Universal Studios lançou a animação “Meu malvado favorito”, foi realizada uma parceria com a Pantone. A marca desenvolveu a cor amarelo Minion, inspirada nos Minions, personagens do filme que rendeu uma franquia de sucesso no cinema.

Além disso, anualmente, a Pantone lança a cor do ano, movimentando toda a indústria do design. Falaremos mais sobre isso, a seguir!

Quando usar cores pantone:
  • Quando for necessário trabalhar com uma ou mais cores especiais – que o sistema CMYK não consegue representar;
  • Ao se tratar de cores metalizadas ou fluorescentes;
  • Caso a identidade visual da marca precisar, obrigatoriamente, manter o padrão de cores estabelecido.
Quando NÃO utilizar as cores pantone:
  • O sistema Pantone não será aceito em impressão de fotos coloridas, sendo obrigatório imprimir em CMYK.
  • Em impressão digital, por exemplo, não é possível utilizar a escala desenvolvida por Herbert, sendo necessário converter todas as cores para CMYK.

Curiosidades

A lista de números de cor e valores da Pantone é propriedade intelectual da Pantone e o uso gratuito da lista não é autorizado. É por este motivo que as cores Pantone não são suportadas em software livre como GIMP e Inkscape, e muitas vezes não estão presentes em soluções de software de baixo custo.

A escala Pantone deve ser renovada a cada ano. A oxidação do papel (amarelamento) influencia na cor que visualizamos na impressão.

Em 2007, a Pantone foi comprada pela empresa X-Rite, líder mundial em equipamentos de calibração e medição. Além dos direitos sobre a escala de cores, a companhia assumiu o compromisso de aprimorá-la constantemente, sempre modernizando o sistema.

Ferramentas online

A Pantone possui várias ferramentas online para facilitar a utilização de cores na criação dos designers. Uma delas é a Encontre sua Cor: uma ferramenta prática para encontrar qualquer cor dos Sistemas Pantone através da escolha da cor em uma paleta colorida ou através do código da cor. De forma rápida, a ferramenta mostrará as cores equivalentes em todos os sistemas e seus códigos correspondentes.

A ferramenta possui 30 dias de versão teste.

Fontes:

Pantone – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Descubra o que é a escala pantone, sua história e como usar 🎨 (ied.edu.br)

Continue lendo