Unboxing experience: o que é e como usar para aumentar as vendas

Atire a primeira pedra quem nunca viu um vídeo de alguém abrindo uma encomenda. Essa tendência está tão popular que já ganhou até nome: unboxing experience. Mas, afinal, por que desempacotar uma caixa se tornou tão relevante e o que isso tema ver com a sua marca? É o que vamos falar nesse artigo.

O que é o unboxing experience?

Unboxing é um termo inglês que pode ser traduzido por abrir uma caixa. A ideia é justamente essa: desembalar um produto e registrar esse momento em fotos ou vídeos. Por isso tem se tornado bastante comum nas redes sociais, especialmente YouTube e Instagram e, claro, uma estratégia perfeita para toda estratégia de marketing.

Nenhum ditado parece ter sido mais inspirado no e-commerce que “a primeira impressão ser a que fica”. Isso porque a decepção ou satisfação com a embalagem irá refletir diretamente na percepção do produto e da marca. Assim, o unboxing experience surgiu para garantir ao cliente um “amor à primeira vista” com o produto e transformar a entrega em uma experiência marcante.

Vantagens e aumento nas vendas da sua loja virtual

E como alguém abrir uma caixa pode aumentar as vendas do e-commerce? O canal Unbox Therapy é focado em abrir embalagens de diversos produtos e conta com quase 18 milhões de seguidores. Já imaginou 1% desse total visualizando uma pessoa que eles admiram abrindo e reagindo com satisfação ao que comprou da sua marca?
 
Ou seja, o unboxing é uma incrível estratégia de divulgação, e o melhor: gratuita. Ao incentivar os clientes a compartilhar suas experiências de unboxing, a empresa recebe muita publicidade. E num mercado que zela pelo visual, é importante apresentar algo que os consumidores achem digno de compartilhar.
 
Além disso, o unboxing experience se mostra bastante eficaz como uma ação pós-compra e para criar vínculo afetivo com o cliente, uma vez que essa é uma das maiores dificuldades do comércio online em comparação às lojas físicas.
 
Através da embalagem e da experiência criada ao abri-la, a compra se mostra superior, justificando a espera – que também raramente acontece numa compra física – e o preço mais elevado. O cliente precisa perceber que valeu a pena esperar pela entrega. Essa impressão pode e deve ir além da caixa. Recados, brindes e até aromas especiais podem criar experiências personalizadas e afetivas.
 
Deu para perceber que o unboxing experience pode contribuir consideravelmente para fidelizar o cliente e se destacar no mercado, certo? E, como vimos, várias ações podem ser desenvolvidas sem grandes custos. Oferecer boas experiências para os clientes desde a hora da compra ao momento em que ela é entregue em mãos é um jeito de se diferenciar da concorrência.

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